]]

Seguidores

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Casaquinho em Trico para Bebe Renata


Olá!!!
Mais um trabalhinho concluído.... desta vez fiz e aprendi mais um modelinho de casaquinho para bebe em trico, amei fazer é uma delícia vê-lo crescer a cada pontinho tricotado, vê-lo tomando forma é uma gratificação e satisfação imensa, eu amoooooo de paixão!!! rs
Então... vi esse casaquinho em um grupo de trico lá no face, quem fez foi a amiga Renata M. Carvalho, para homenagear-la dei o seu nome ao casaquinho e o qual agradeço pela atenção a mim prestada.
Espero que gostem!
Bjs e fiquem com Deus

Receita do Casaquinho
Materiais Utilizados:
01 novelo do fio Super Bebe na cor 5030
01 Par de Ag. de trico nº 3.5 e 4
04 alfinetes para segurar pontos
03 botões
Pérolas nº4 para bordar

Execução:
Com a ag. 3.5 iniciar com 80 pontos e fazendo 8 carreiras do ponto sanfona (1x1... 1 trico e 1 meia, avesso acompanhar o ponto) e no inicio da carreira 5 pontos trico e no final 5 pontos trico para formar o acabamento, não esquecer de fazer 01 casa para o botão (2 trico, 1 laçada, 2 pontos juntos em trico), eu fiz na 5ª carreira.
Terminada a barra sanfona fazer 3 carreiras de ponto trico tanto no direito como no avesso e 1 carreira de ponto trico no avesso para poder voltar a trabalhar no direito do casaquinho ou 3 cordões de trico (direito e avesso) não esquecendo dos 5 pontos de acabamento nas laterais.
Vamos aumentar a PALA deste modo:
1 carr.: 5 ponto trico, 3 pontos meia, 1 laçada, 1 meia, 1 laçada, *6 pontos meia, 1 laçada, 1 meia, 1 laçada* terminar a carreira com 3 pontos meia e 5 pontos trico.
2ª carr. e todas pares: Só ponto trico
3ª carr.: 5 pontos trico * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico
5ª carr.: 5 ponto trico, 4 ponto meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, * 8 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia* terminar com 4 pontos meia e 5 pontos trico
7ª carr.: 5 pontos trico, * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico
9ª carr.: 2 pontos trico, 1 laçada, 2 pontos juntos em trico, 1 ponto trico, 5 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *10 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada*, terminar com 5 pontos meia e 5 pontos trico (nessa carreira fiz outra casa de botão)
11ª carr.: 5 pontos trico, * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico
13ª carr.: 5 trico, 6 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, * 12 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada* terminar com 6 pontos meia e 5 pontos trico 
15ª carr.: 5 pontos trico, *só ponto meia* 5 pontos trico
17ª carr.: 5 pontos trico, 7 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *14 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada*, terminar com 7 pontos meia, 5 pontos trico
19carr.: 5 pontos trico, *só ponto meia* e terminar 5 pontos trico
21ª carr.: 5 pontos trico, 8 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *16 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada* terminar com 8 pontos meia, 5 pontos trico
22ª carr.: 2 pontos trico,1 laçada, 2 pontos juntos em trico, 1 ponto trico e os demais pontos *só meia* e terminar com 5 pontos trico... nessa carreira iremos ficar num total de 200 pontos.
Obs.: Terão que ficar 6 buraquinhos em toda a pala no sentido do comprimento, ok!
Fazer novamente 3 carreiras de ponto trico tanto no direito como no avesso e 1 carreira de ponto trico no avesso para poder voltar a trabalhar no direito do casaquinho ou 3 cordões de trico (direito e avesso) não esquecendo dos 5 pontos de acabamento nas laterais.
Agora com a ag. 4 iremos dividir os pontos do casaquinho que ficará na seguinte forma:
31 pontos para a frente, 38 pontos para a manga direita, 62 pontos para as costas, 38 pontos para a manga esquerda e 31 pontos para a frente: 31+ 38+ 62+ 38+ 31=200
Tricotar os 31 pontos da frente e colocar no alfinete, tricotar os 38 pontos para a manga e colocar no alfinete, tricotar os 62 pontos para as costas e colocar no alfinete, tricotar os 38 pontos para a manga e colocar no alfinete os 31 pontos da outra frente.... iremos tricotar primeiramente as mangas.

Mangas:
Tricote o ponto fantasia por 3 motivos e com a ag. 3.5 tricote novamente o ponto sanfona (1x1) por 8 carreiras e arremate... faça o mesmo procedimento com a outra manga.
Obs.: Para poder dar certo os pontos para o ponto fantasia, fiz 1 ponto trico(borda para costurar) e 2 ponto meia tanto no inicio e no fim e depois iniciei o ponto fantasia, ok!

Corpo do Casaquinho:
Recolocar os pontos da frente e terminar a carreira, na carreira seguinte retorne já recolocando todos os pontos na agulha, iremos tricotar as duas frentes e costas juntas, ok!
Fazer o ponto fantasia por 3 motivos e com a ag. 3.5 tricote novamente o ponto sanfona (1x1) por 8 carreiras e arremate.
Obs.: Para poder dar certo os pontos para o ponto fantasia, fiz 1 ponto meia tanto no inicio e no fim e depois iniciei o ponto fantasia, ok!
Costurar as mangas e esconder os fios, bordar os aumentos com pérolas e aplicar 2 florzinhas de fita.

Ponto Fantasia:
Nº de pontos divisível por 8 mais a borda.
1ª carr.: em ponto meia
2ª carr.: em ponto trico
1ª carr. e 9ª carr. do desenho: *3 ponto meia, 1 laçada, 1 mate simples, 3 pontos meia*
2ª carr. e todas carr. pares: em ponto trico
3ª carr. e 7ª carr. do desenho: *2 meia, ºº 1 laçada, 1 mate simples°° (2 vezes), 2 pontos meia*
5ª carr.: *1 ponto meia, °°1 laçada, 1 mate simples°° (3 vezes), 1 ponto meia*
Tricote 2 carr. em trico e 1 carreira em ponto meia e 1 carr. em ponto trico e retorne ao inicio do desenho do ponto.

Obs.: Para quem não sabe o que significa °° na receita do ponto fantasia.
Então aquelas duas bolinhas ºº chama-se sinal de repetição suplementar é usado cada vez que um grupo idêntico de pontos, dispostos do mesmo modo, deve ser repetido várias vezes durante a carreira entre as explicações dentro dos dois asteriscos.
No caso do ponto fantasia está escrito assim:
5ª carr.: *1meia, °° 1 laçada, 1 mate simples°° (3x), 1meia* o que está dentro das bolinhas é que você terá que fazer 1 laçada e 1 mate simples por 3 vezes e depois fazer 1 meia daí volta ao início da receita do ponto.

20 comentários:

  1. parabens amiga ,vc mais uma vez arrazou que DEUS te abençoe e obrigada pela receita bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zilda
      Amém e obrigada querida, agradeço imensamente seu carinho.
      Bjs

      Excluir
  2. Muito lindo, adorei! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Lindo casaquinho e linda côr! parabéns
    Um abraçinho da Mifá

    ResponderExcluir
  4. Parabéns minha irmãzinha, nossa me deu tantas saudades de tricotar, a vida vai nos pegando de um jeito, que nem sempre o que amamos podemos fazer, mas tudo passa, e vamos tricotar muito ainda, te amo , minha irmãzinha pelo coração . beijos e parabéns ficou lindo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida!!!
      Obrigada amiga e volta sim, morro de saudades dos seus lindos casaquinhos que inspiraram-me tanto a começar a fazê-los.
      Bjs e Deus que abençõe pela visita, fiquei muito feliz!!!

      Excluir
  5. Muito lindo!
    Morro de vontade de aprender a tricotar, mas não levo o menor jeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian
      Obrigada amiga... e tenta aprender sim, quem sabe vc leva jeito e não sabe!!!
      Bjs

      Excluir
  6. Fantástico, adorei. Todos os seus trabalhos são um sonho. Obrigado por tudo, em especial por compartilhar e pelas explicações tão fáceis de seguir. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Isabel
      Fico feliz que tenha vindo me visitar e especialmente por ter gostado.
      Obrigada e volte sempre!!
      Bjs

      Excluir
  7. Ameiii ameeeiii ameeeiiii, sou apaixonada por roupinhas de BB
    Meus parabéns está muito lindo teus casaquinhos ..
    Beijos e uma semana abençoada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nadir
      Obrigada querida, fico feliz que tenha gostado.
      Bjs e boa semana para ti tb

      Excluir
  8. Olá Andréa, descobri seu blog pouco tempo e já me apaixonei. Fiz essa receita e vou postar a foto no meu blog. Você permite que eu poste a receita no meu blog com os créditos aqui para o seu? (lá as postagens são apenas para leitura, é impossível copiar com o mouse as receitas, quem quiser copiar terá de entrar no seu blog). Mesmo que você não permita eu entendo e agradeço por compartilhar a receita, ta super bem escrita e deu certinho. Obrigada por compartilhar.
    Vou aguardar uma resposta antes de postar. Um abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daísma!
      Ah... fico feliz que tenha gostado do meu cantinho e que legal que deu certo o seu casaquinho, então respondendo sua pergunta pode postar sim sem problema, tá!
      Bjs e volte sempre!

      Excluir
  9. oa noite, amei seus casaquinhos desculpe-me não pedi mas peguei receitas,amiga estou começando a 1 ano a tricotar casaquinhos , porem eu sabia pt meia e trico e sabia que tudo partia daí porem eu não tinha quem ensinasse e nem tempo pois trabalhava p/ ajudar minha mãe que era 1 filho por ano sou a 3ª, os 2 pº já foram, depois casei-me aí tinha casa p/ olhar, 2 filhos o mais velho já c/ 41 anos o caçula, 36 foi prematuro, então filhos criados tenho 1 neta e 1 nora e já tenho 63 anos, aí pensei vou aprender trico, trabalhei em pintura de panos de prato jogo de cozinha e outras coisas durante 1 ano p/ comprar o pc, hoje fico procurando receitas de pontos de trico, aí faço o teste p/ ver se consigo fazer o pt, se eu conseguir pego faço o casaquinho mas não vendo, guardo p/ doar qdo passam pedindo pois aqui não sei onde entrega, e os que ficam bem pequenos visto nas minhas bonecas, todas ganhadas pois não tive filhas e nunca brinquei qdo criança c/ bonecas, agora eu brinco todas tem nomes e eu faço roupas p/ elas, desculpe o jornal amiga mas grata por compartilhar, igual a mim tem muitas na net querendo aprender, fique c/ Deus, bjs, Purificati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Imagina... pode escrever á vontade que leio tudinho rsrs
      Puxa, que bom que agora vc conseguiu tempo para poder fazer e praticar o tricô, nunca é tarde para fazermos algo né, fico feliz por você tb se dedicar a doação, muitos bebês necessitados.
      Agradeço a visita e comentário, retorne sempre tá!
      Bjs e obrigada.. comentário assim, é sempre motivador!

      Excluir
  10. Andréia boa noite , gostei de seu comentário e tomo a liberdade de perguntar se vc daria aula presencial , Estou terminando esse casaquinho lilás , tenho mais dois pra fazer e não consegui a receita . Vou te mandar um e-mail e se for possível me mandar a resposta . Obrigada . Maria do Carmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tata
      Então.. não dou aula, sei tão pouco rsrs
      Obrigada pela visita e comentário
      Bjs

      Excluir

Olá, obrigada pela sua visita e também pelo seu comentário ele é muito importante para mim.
Se gostou de alguma coisa... clique no G+1 abaixo das postagens para classificar o meu blog!
Bjs e Volte Sempre!
Andréa